sábado, 6 de outubro de 2007

O Que a Moda Tem a Ver com as Calças?


Entre uma boate e outra percebe-se: quantas modas a juventude de hoje consegue adotar?
Eu como sociologista moderna em horas vagas tenho essa mania chata de observar os jovens (não me incluo nesse grupo social, apesar de estar nos meus 20 anos, sou meio que venusiana, lá em vênus não tem dessas coisas de juventude). Vez ou outra sentada na privada olhando pro espelho em frente ao dito cujo, fico refletindo, literalmente e não literalmente, sobre as modas por qual passei na minha recente adolescência: moleca de rua, patricinha, avril-lavigne-pop, punk-rock-grunge. Muito, não? Não, para uma adolescente...
Mas a cultura atual nos obriga à continuar jovens, tanto é que até minha mãe usa calça colada, cabelo comprido de penteado moderno e um "tipo assim" vez ou outra. Tudo bem, adultos querem se sentir jovens novamente. Mas porque os jovens querem continuar mais jovens do que são?
O fato é que jovens adultos não querem superar a adolescência, e eles continuam à querer adotar as modinhas da moda. Um cinto de oncinha, um chanel moderno, uma calça masculina que dá pra usar na academia de tão colada. O problema é que os jovens adultos das gerações passadas tinham preocupações muito mais "maduras", digamos assim, do que os de hoje: luta pelo direito das mulheres, impeachment do presidente Collor, Paz e amor em vez de guerra. A situação global continua a mesma, presidentes ruins e guerras, mas um cabelo legal e o sapatinho de boneca com estampa de zebrinha é muito mais legal pra ir no clubinho da moda do que um cartaz de "abaixo à poluição". Sou adepta da moda, mas o que incomoda é que isso se tornou mais importante do que manter ideais e lutar pelo que é certo.
A superficialidade e o egoísmo estão na moda. "Vamos lá gente! Todos se vestindo igual pra ir pra Boate! Esquece o mundo, o importante é nosso mundinho!" dizem esses jovens de hoje...

Nenhum comentário: